Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sábado, 14 de janeiro de 2012

Acontecimentos no ano de 1505

  • Autorizada a construção da fortaleza de Mazagão
Em 1505 foi autorizada a construção duma fortaleza em Marzagão um entreposto comercial para servir os navegadores que faziam a Rota do Cabo, foram nomeados os irmãos Diogo e Francisco de Arruda, que definiram os traços iniciais para o abrigo de soldados portugueses.

O projecto era construir um edifício de forma retangular (47 x 56 m) com quatro torres e
no seu subsolo 25 colunas e pilares, com volutas góticas em tijolo aparente. No piso térreo se instalaria os celeiros e os armazéns, e o andar superior seria destinado para atividades administrativas.



  • Construção da fortaleza de Santa Cruz

Fortificação erguida a partir de 1505 pelo comerciante português Diogo Lopes de Sequeira para fazer face às investidas de castelhanos sobre Agadir, foi vendida ao rei D. Manuel I em 1513.

Conquistada pelo Xerife de Suz em Março de 1541, a sua perda determinou o início do recuo estratégico português na região sul do Marrocos, que se inicia com o abandono da Fortaleza de Azamor e da Praça-forte de Safim (ambas em 1542), e culmina, após a queda da Praça-forte de Fez (1549), com o abandono da Praça-forte de Alcácer-Ceguer (1549) e da Praça-forte de Arzila (1550).

Sem comentários: