Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sábado, 14 de janeiro de 2012

Acontecimentos no ano de 1506

  • Nascimento de D.Luís 3ºfilho

D. Luís de Portugal nasceu em Abrantes no dia 3 de Março e foi 5.º Duque de Beja, 9º Condestável de Portugal e Prior da Ordem Militar de S. João de Jerusalém, com sede portuguesa no Crato.

Afirmou ter casado em segredo em Évora com Violante Gomes, "a Pelicana" , filha de Pedro Gomes, de Évora e de sua mulher, tendo um filho, D. António, Prior do Crato, o que garante a Legitimidade de D. António, que não é socialmente aceite, e que mais tarde viria a ser aclamado rei de Portugal e lutado contra o domínio Filipino.


Do Infante D. Luís, diz-se que só faltou ser rei, dadas as suas qualidades. Esteve, durante algum tempo, noivo de Maria I de Inglaterra.


O seu nascimento em Abrantes deve-se ao facto de ter deflagrado em finais do ano anterior uma peste em Lisboa, que levou a família real a deslocar-se para Abrantes. Pensa-se que essa peste tenha sido trazida por uma das naus em que vinha a embaixada enviada a Júlio II.


  • Construção do castelo de Mogador
O Forte de Mogador, melhor conhecido como Castelo Real de Mogador, localizava-se na cidade de Mogador, atual Essauria no litoral do Marrocos.

Esta fortificação foi erguida a partir de 1506, sob o comando de Diogo de Azambuja , com a função de controle daquele pequeno porto e de apoio às rotas ao longo da costa marroquina entre Safim, onde forças portuguesas estavam estabelecidas desde o final do sec, XV e Arzila.

A sua posição, no litoral, permitia que recebesse, com facilidade, suprimentos dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Para o efeito foi escolhida uma pequena ilha, actualmente denominada "La Petite Île", em estilo manuelino, em uso aquela época no ultramar português.

Concluída a construção, Diogo de Azambuja assumiu o seu comando.

Acontecimentos no ano de 1505

  • Autorizada a construção da fortaleza de Mazagão
Em 1505 foi autorizada a construção duma fortaleza em Marzagão um entreposto comercial para servir os navegadores que faziam a Rota do Cabo, foram nomeados os irmãos Diogo e Francisco de Arruda, que definiram os traços iniciais para o abrigo de soldados portugueses.

O projecto era construir um edifício de forma retangular (47 x 56 m) com quatro torres e
no seu subsolo 25 colunas e pilares, com volutas góticas em tijolo aparente. No piso térreo se instalaria os celeiros e os armazéns, e o andar superior seria destinado para atividades administrativas.



  • Construção da fortaleza de Santa Cruz

Fortificação erguida a partir de 1505 pelo comerciante português Diogo Lopes de Sequeira para fazer face às investidas de castelhanos sobre Agadir, foi vendida ao rei D. Manuel I em 1513.

Conquistada pelo Xerife de Suz em Março de 1541, a sua perda determinou o início do recuo estratégico português na região sul do Marrocos, que se inicia com o abandono da Fortaleza de Azamor e da Praça-forte de Safim (ambas em 1542), e culmina, após a queda da Praça-forte de Fez (1549), com o abandono da Praça-forte de Alcácer-Ceguer (1549) e da Praça-forte de Arzila (1550).