Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Acontecimentos no ano de 1521


  • Morte e nascimento de filhos
No dia 15 de Abril morreu no Paço da Ribeira o primeiro dos filhos de D.Manuel com D.Leonor de Áustria de seu nome Carlos e que tinha apenas 4 meses que seria sepultado nos Jerónimos. junto de seus irmãos já falecidos D.Maria e D.António.

Dois meses depois a 8 de Junho nasce a infanta D.Maria, que seria baptizada tendo como madrinha as suas meias irmãs Isabel e Beatriz

  • Partida da infanta D.Beatriz

Várias festividades ocorreram neste ano, sobretudo as que estavam associadas ao casamento da infanta D.Beatriz com Carlos III duque de Sabóia, um pequeno estado europeu mas de grande importância estratégica e que trouxera o pagamento de elevado dote.

Na véspera da partida da nova duquesa a 8 de Agosto a corte assistiu à representação da tragicomédia de Gil Vicente , As cortes de Júpiter. No dia da partida presidida pela família real, assistiu-se à largada da nau que transportava a princesa, rodeada de enorme espectáculo com varias embarcações engalanadas e ao som de trombetas

  • Morte de D.Manuel I

No mês de Dezembro um epidemia de modorra desenvolveu-se em Lisboa, fazendo inúmeras vítimas; a qual nem o rei escapou e depois de alguns dias de luta a febre acabou por liquidar a vida de D.Manuel.

Com a infanta D.Isabel e a rainha à cabeceira pela 9 horas da noite do dia 13 de Dezembro, morre o rei D.Manuel I com 52 anos, para muitos cognominado o Venturoso.Foi rapidamente enterrado segundo Damião de Góis 5 horas depois , no mosteiro dos Jerónimos.

Uma vida cheia durante 26 anos dum ocasional reinado, 3 casamentos, deixando 9 filhos vivos, com idades entre os 6 meses e os 19 anos.