Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A Batalha do Chaul

Por iniciativa do sultão do Cairo entrou no oceano Índico uma armada de Mamelucos do Egípto, composta por quatro naus, duas galés e quatro galeotas, sob o comando do Emir Husain al-Kürdï, que em Março de 1508, depois de ter escalado Diu, se dirigiu para Chaul onde se encontrava a armada portuguesa da Índia sob o comando de D. Lourenço de Almeida, filho do vice-rei

Teve então lugar uma encarniçada batalha, tendo sido a armada lusitana apanhada desprevenida por se encontrar em escolta a uma armada de mercadores, tendo então D. Lourenço de Almeida perdido a vida.

Primeiramente encurralados dentro de um rio, os portugueses conseguiram manter os inimigos à distância mas quando lograram sair para o mar aberto o navio do capitão-mor, ficou enredado em redes de pesca, acabando por encalhar, sendo então chacinados.

Ss portugueses eram poucos e sem ajudas, e eles muitos, os inimigos entraram definitivamente.Nesta luta morreram oitenta portugueses entre capitães e marinheiros. Ao todo na nau de D. Lourenço e nas outras, morreram cento e quarenta homens e ficaram feridos cento e vinte e quatro.

Os Rumes (nome que os Portugueses usavam para designar indistintamente os Mamelucos e os Turcos), com a sua armada igualmente danificada recolheu-se a Diu, enquanto a portuguesa regressava a Cochim.