Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

O achamento do Brasil(II)


Foi então decidido por Cabral que a insignificante e menos necessária nau, regressaria a Lisboa para dar o mais discretamente possível notícia do achamento do Brasil, seria comandada por Gaspar de Lemos.

Para alguns o silêncio planeado, inclusivamente não o dando sequer a conhecer aos vizinhos de Castela, antes do regresso de Cabral que só viria a acontecer um ano depois da notícia ter chegado a Lisboa, o silêncio repito, significava também que o rei D.Manuel, teria dado pouca importância ao acontecimento, porque a busca e o objectivo, eram cidades, riquezas e especiarias e não sertão sem cidades, nem comércio e muito menos sem minas de ouro.

Não é crível que fosse o desinteresse o motivo de D.Manuel, porque para além do sigilo já referido, também é revelador que a comunicação aos sogros, só aconteceu quando já tínhamos uma nova frota a explorar a orla costeira brasileira, que saíra de Lisboa comandada por Gonçalo Coelho.


Cautela e falta de confiança em relação a Castela, sem dúvida, desprezo pelas novas terras nem pensar


Um dos relatos escritos que D.Manuel recebeu, foi a famosa carta, enviada por Pêro Vaz de Caminha, onde ele descreve os acontecimentos ocorridos entre o dia 22 de Abril e o dia 1 de Maio de 1500. Caminha seguiu com a armada de Cabral, viria a morrer em 1501, mas a sua carta enviada ao Rei, ficou famosa

Sem comentários: