Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, 22 de maio de 2011

Acontecimentos no ano de 1517

  • Elevação de Olivença ao título de vila notável

No final do século, pelo Tratado de Alcanices, assinado em 1297 entre o Rei D. Dinis e Fernando IV de Castela, Olivença seria formalmente incorporada em Portugal, pera sempre , juntamente com Campo Maior, Ouguela e os territórios de Riba-Côa, em escambo com Aroche e Aracena. De imediato, D. Dinis elevou a antiga povoação à categoria de vila, outorgou-lhe foral em 1298, determinou a reconstrução da fortificação templária e impulsionou o seu povoamento.

Os seus sucessores reforçaram sucessivamente a posição estratégica de Olivença, concedendo privilégios e regalias aos moradores e realizando importantes obras defensivas. Em 1488, D. João II levantou a impressionante torre de menagem de 40 metros de altura.

Em 1509 D. Manuel I iniciou a construção de uma soberba ponte fortificada sobre o Guadiana, a Ponte da Ajuda, com 19 arcos e tabuleiro de 450 metros de extensão.

Do reinado de D. Manuel I, que deu foral novo em 1510, datam também outras notáveis construções como a Igreja da Madalena (por muitos considerada como o expoente, depois do Mosteiro dos Jerónimos, do manuelino), a Santa Casa da Misericórdia ou o portal das Casas Consistoriais.

Em 1517 D.Manuel eleva Olivença ao título de vila notável

Nos finais do século XV também eram vila notáveis Beja, Elvas, Guimarães, Leiria, Santarem e Tavira. Entre 1517 e 1580, para alem de Montemor, foram consideradas notaveis as vilas de Castelo Branco, Covilhã, Estremoz, Lagos, Loulé, Moura, Setubal, Tomar e Viana da Foz do Lima (actual Viana do Castelo)

  • Renovação do foral de São Pedro de Rates

São Pedro de Rates é uma vila histórica com cerca de 2500 habitantes. O topónimo e a localidade de Rates (do termo Ratis) parece ser anterior à romanização
.
Rates desenvolveu-se graças ao mosteiro fundado pelo Conde D. Henrique em 1100. É uma paróquia antiga referida no século XI com o título "De Sancto Petro de Ratis".

No ínicio do século XVI, o mosteiro desorganizou-se o que levou a que em 1517 tenha sido extinto e transformado em Comenda da Ordem de Cristo. O primeiro titular da Comenda foi Tomé de Sousa, natural desta terra e primeiro governador-geral do Brasil, a ele se segue uma longa lista de comendadores e comendadeiras.

Não se conhece foral velho, mas era já concelho no século XIII. Em 1517, o rei D. Manuel I renova o foral ao Couto da Vila e ao Mosteiro.

Sem comentários: