Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, 21 de março de 2010

Acontecimentos no ano de 1512

  • Chegada de António Abreu as ilhas de Banda, Ambão e Seram.

Após a conquista das Molucas ficando Afonso de Albuquerque a saber da da localização das chamadas "ilhas das especiarias", ordenou em Novembro, de 1511 a partida dos primeiros navios portugueses para o sudeste asiático, comandado pelo seu homens de confiança António de Abreu e por Francisco Serrão, guiados por pilotos malaios, via Java, chegaram as Pequenas Ilhas de Sunda e da ilha de Ambão e depois até às Ilhas Banda, onde chegaram no início de 1512

Estes são os primeiros europeus a chegar a essas ilhas. A nau de Serrão encalhou próximo a Ceram e o sultão de Ternate, Abu Lais, entrevendo uma oportunidade de aliar-se com uma poderosa nação estrangeira, trouxe os tripulantes para Ternate.

A partir de então os portugueses foram autorizados a erguer uma fortificação-feitoria na ilha, na passagem para o oceano Pacífico: o Forte de São João Baptista de Ternate.
  • Naufrágio da Frol do mar
Na noite de 20 de Novembro de 1512, navegando no regresso de Malaca em direcção a Goa com o valioso espólio da conquista de Malaca, uma tempestade fez naufragar a velha nau Frol de la mar onde seguia Afonso de Albuquerque.

O naufrágio fez numerosas vítimas, Afonso de Albuquerque salvou-se em condições difíceis "apenas com a roupa que trazia", com auxílio de uma jangada improvisada. Perdeu-se o valioso saque da conquista de Malaca, presentes do rei do Sião para o rei de Portugal e toda a sua fortuna.

Sem comentários: